Os padrões de beleza são influenciados por fatores culturais, sociais e políticos, o que faz com que estejam em constante evolução. O que é considerado belo num determinado momento, pode ser diferente noutro.
O mundo da beleza está em transformação e tu podes juntar-te a esta mudança. Continua a ler para saberes mais sobre esta evolução dos padrões de beleza ao longo do tempo e as novas tendências, numa altura em que se celebra a diversidade e aceitação.
O que são padrões de beleza
Os padrões de beleza são um conjunto de características consideradas necessárias para que uma pessoa seja vista como bonita, por exemplo, o tipo de cabelo, o formato do corpo ou o tipo de pele.
A pressão para encaixar nos padrões de beleza está presente desde a infância. A televisão, os desfiles de moda e as revistas mostram-nos todos os dias o ideal de beleza. No entanto, é importante lembrar que os padrões de beleza são subjetivos e idealizados pela sociedade. Variam de acordo com a cultura de cada país e mudam ao longo do tempo.
É por isso que, embora se fale com frequência no conceito de “corpo ideal”, não se chega a um consenso sobre o que significa ter um corpo ideal.
Padrões de beleza femininos ao longo do tempo
Os padrões de beleza femininos estão em evolução desde a Pré-História. Na altura, a obesidade era considerada o ideal de beleza, por estar associada à fertilidade. Já na Idade Média, com a influência da religião, usava-se vestidos compridos para esconder o corpo - a beleza de uma mulher estava ligada à sua pureza e devoção.
No Renascimento, os padrões de beleza diziam-nos que uma mulher bonita tinha ancas largas e cintura fina. Este padrão manteve-se até aos anos 20, quando se começou a valorizar corpos sem curvas e mais delicados. Já nos anos 90, foram as modelos que ditaram os padrões de beleza: a mulher ideal era alta, magra e de porte atlético.
Atualmente, vivemos um conceito de beleza mais plural, que valoriza a diversidade e a aceitação. Há mulheres com várias características a desafiar os diálogos sobre padrões de beleza e surgem movimentos como o The Body Positive que incentiva as mulheres a aceitar e amar os seus próprios corpos.
A tua beleza é única
A evolução dos padrões de beleza mostrou-nos que não existe um modelo único de beleza. Não existe um tipo de corpo ou um tipo de pele ideal. A beleza de cada uma é única e é isso que nos torna especiais. Vamos dizer adeus aos padrões de beleza e cuidar da nossa beleza única?
Deixamos algumas sugestões práticas para começar:
- Reconhece e escreve uma lista com o que o teu corpo já faz por ti. Por exemplo, é ele que te permite respirar, abraçar, correr e conversar.
- Cuida do teu corpo e da tua pele todos os dias. Usa produtos de beleza que, em vez de disfarçar, realçam a tua beleza única.
- Faz uma limpeza consciente das tuas redes sociais. Escolhe consumir conteúdos que valorizam a beleza real.
Lembra-te: o que importa não é encaixar em padrões de beleza, mas sim seres feliz e sentires-te bem contigo própria.