Saber decifrar os rótulos dos cosméticos é essencial para fazer escolhas conscientes ao comprar os teus produtos de beleza. Afinal, com tanta variedade de cosméticos, não é fácil saber quais são os mais seguros e saudáveis para usar na tua pele.
Neste guia, dizemos-te o que precisas de saber para ler os rótulos dos cosméticos, desde como decifrar a lista de ingredientes aos principais selos e certificações usados em Portugal. Tudo para que a tua próxima compra seja ainda mais consciente.
Rótulos dos cosméticos: informação obrigatória
Todos os produtos vendidos na Europa têm de cumprir os requisitos da União Europeia. Assim, todos os rótulos dos cosméticos que vês à venda em Portugal, devem ter as seguintes informações:
- Nome e descrição do produto
- Funções do produto
- País de origem
- Pessoa responsável: a entidade responsável por cumprir a legislação aplicável
- Número de lote: identifica produtos que foram produzidos nas mesmas condições
- PAO (prazo após abertura): indica a validade do produto após a abertura da embalagem. O símbolo do PAO que está nos rótulos dos cosméticos é um boião aberto com o número de meses durante os quais podemos usar o produto.
- Lista de ingredientes: esta é a parte dos rótulos dos cosméticos que desperta mais curiosidade à maior parte das pessoas.
Como decifrar a lista de ingredientes dos cosméticos
Os rótulos dos cosméticos devem incluir de forma clara a lista de ingredientes do produto usando o sistema International Nomenclature of Cosmetic Ingredient (INCI), que distingue os mais de 12.000 ingredientes que podem entrar na composição de um cosmético.
A lista de ingredientes nos rótulos dos cosméticos está ordenada do ingrediente que existe em maior quantidade até ao que existe em menor. Os últimos ingredientes são os corantes e conservantes, representados por letras seguidas de números. Para identificar e verificar cada um dos ingredientes nos rótulos dos cosméticos, podes usar a ferramenta online Skin Deep.
Caso sejas sensível ou tenhas alergia a algum ingrediente específico, lembra-te de verificar cuidadosamente os rótulos dos cosméticos para garantir que os produtos que escolhes não têm esse ingrediente na sua composição.
Principais selos e certificações nos rótulos dos cosméticos
A origem e a forma como o produto cosmético é produzido podem ser verificadas por selos e certificações especiais, apresentados nos rótulos dos cosméticos. Descobre alguns dos principais selos e certificações utilizados em Portugal:
- Ecocert COSMOS Organic: é uma das principais certificações para cosméticos naturais e garante que o cosmético usa, entre outros, ingredientes biodegradáveis, embalagens sustentáveis e processos de produção amigos do ambiente.
- Fairtrade: indica que o processo de produção dos cosméticos tem em atenção os impactos sociais, económicos e ambientais, de acordo com os critérios do Comércio Justo.
- EVE VEGAN: é o selo atribuído pela organização Expertise Végane Europe que certifica que os produtos não contêm ingredientes de origem animal ou que não foram produzidos através da exploração animal.
Agora que sabes como ler os rótulos dos cosméticos, opta por produtos que apresentem esta informação de forma clara e transparente na embalagem. Na CharmMy, priorizamos a transparência na comunicação, para que possas fazer as melhores escolhas para ti. Conhece a nossa linha de cosméticos.